RSS

Joomla ou WordPress, qual é o melhor?

08 Jul

Esse é um questionamento que muitos me perguntam, “quero aprender a criar site, mas qual é o melhor? Joomla ou WordPress?”

Devo esclarecer que este post é resultado de meses de experiências com o Joomla e poucos meses com o WordPress, e que as conclusões apresentadas não são definitivas. Estou relatando sobre uma experiência e dando meu ponto de vista sobre o resultado, minhas conclusões podem parecer imprecisas ou erradas.

O Joomla

O meu primeiro contato com o joomla foi um fracasso. Não sabia por onde começar. Tive ajuda de alguns amigos para entender um pouco a sua estrutura, mas para aprender mesmo, tive que ir atrás sozinho, fuçava na internet, até que, pelo menos um portal básico já consigo fazer.

Toda essa dificuldade é porque o joomla é burocrático. Trabalha com MVC e com convenções de nomes que dão nós na cabeça dos iniciantes. Mas tudo isso era necessário pois, quem conhece o Joomla, sabe que o nível de controle dado ao usuário é imenso. Praticamente tudo é “controlável” em Joomla! através do Backend. Até mesmo o posicionamento dos módulos (trechos de códigos que complementam um componente) nos templates.

Não estou querendo dizer que o joomla é ruim. Ele é muito completo, é uma ferramenta poderosa, excelente para a criação de um portal, pode parecer difícil de se entender, mas é excelente.

O WordPress

Não tenho muita experiência com o WordPress, mas uma coisa posso afirmar, foi muito mais fácil de aprendê-lo em relação ao joomla.

Tenho mais alguns pontos interessantes. O wordpress é mais intuitivo, sobretudo em implementações de blog, ou seja, somente cadastrar e remover artigos e páginas, e configurar alguns plugins como o fale conosco.

Considerações finais

Na minha opinião eu diria que depende da aplicação. Os dois CMS’s fazem o mesmo produto, contudo, um faz “melhor” ou com mais facilidade determinado recurso, e o outro não possui a mesma facilidade, mas também faz. Eu costumo dizer assim: quando se diz em Blog já penso no WordPress, e quando se fala em portal, já penso no Joomla.

Portanto, como já mencionei, depende muito da aplicação.

E você? Qual prefere?

 

Links:

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 8 de Julho de 2012 in Joomla

 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

